SINESTÉSICO 78 SEX14ABR

Sinestésico 78 é sobre o retro Alwa's Awakening, desenvolvido pela Elden Pixels, com trilha sonora de Robert Kreese. (Para ouvir o podcast, role a página até o final e procure o botão de play)

Espírito retrô no talo.

Um bom Gamer Velho sabe identificar o espírito sincero de um trabalho feito com o coração old school, de um caça níquel lançado por modismo retrô. A internet está cheia de games que se dizem retrô, tentando buscar o público gamer hipster que gosta de jogar títulos pixelizados ou que de alguma forma tentam remeter aos tempos iniciais dos videogames. E esses games fazem sucesso, até muitas vezes são bons, mas estão se aproveitando de um estilo cada vez mais rentável, uma vez que o publico de outrora, hoje com família, filhos e compromissos diários, tem cada vez menos tempo para o entretenimento interativo e busca títulos mais rápidos para zerar e que tragam aquela nostalgia de quando a vida era mais fácil. Esses títulos caça-níquel muitas vezes pecam por falta de conhecimento dos desenvolvedores que não viveram aquela época ou nem jogaram tais jogos antes de criar os seus próprios, vão apenas na hype do momento, copiando uma coisa daqui e inventando uma coisa dali até terminarem em um frankenstein de referências, que as vezes até agrada, mas em sua maioria, são títulos descartáveis que nunca deveriam ter saído do papel.

Me surpreendi positivamente com o Alwa's Awakening. Na verdade, gostei muito quando recebi o game para review porque já havia lido sobre ele na página do jogo. Ele foi desenvolvido durante dois anos, com muita pesquisa por 4 caras engajados no projeto. Um músico, Robert Kreese, já acostumado a fazer trilhas 8 bits, um game designer, Mikael Forslin, um pixel artista fanático pela SEGA, Alexander Berggren e um programador que coordena a parada, Kevin Andersson. Os quatro formaram a Elden Pixel, há dois anos atrás, para desenvolver o Alwa's Awakening.

O game possui um estilo pixelizado extremamente detalhista e bem cuidado estéticamente, com uma progressão de dificuldade clássica dos games 8 bits. Ele não parece um game 8 bits feito agora e sim, parece que foi retirado da década de 80 por uma máquina do tempo e trazido até nós. A trilha sonora baseada em chiptunes é casada com o clima gráfico e entra perfeitamente nos momentos certos para imergir o jogador em um contexto histórico que os gamers de agora não tiveram a oportunidade de presenciar. Desde as animações dos assets, até os patterns in-game, o jogo resgata com perfeição os pontos mais cruciais da memorabilia de quem possui seus 30 anos pra cima.

A história, mais clássica da época impossível, gira em torno de uma menina que foi escolhida como heroína para salvar uma ilha de forças do mal. Ela ainda não sabe, mas possui poderes especiais e mágicos que conhecerá durante sua jornada de auto descoberta enquanto tenta salvar a ilha das forças malignas. Munida de um cajado, a cada nível ela o aperfeiçoa, gerando novas possibilidades de gameplay a cada etapa do game. A dinâmica é inspirada no estilo metroidvania, ou seja, mesclando castlevania e metroid, em que em uma visão 2D de plataforma, exploramos o mapa nas quatro dirações, esquerda, direita, cima e baixo, tendo que ir e voltar em um único cenário grande conforme as tarefas vão sendo dadas, para encontrar itens, buscar inimigos e limpar o jogo.

Em uma perfeita mescla entre jogabilidade, estética, trilha sonora e resgate histórico, Alwa's Awakening mostra coração no trabalho executado e merece a atenção tanto dos players atuais, quanto dos gamers velhos de plantão que buscam títulos com inovação mas sem perder a aura original daquele tempo onde as coisas eram mais simples e sinceras, tanto nos games, quanto na vida.

 

Título: Alwa's Awakening
Gênero: Aventura, Indie
Desenvolvedor: Elden Pixels
Distribuidora: Elden Pixels
Data de lançamento: 2/fev/2017

Live Review no Twitch

>> Perfil Sinestésico na Steam
>> Lives no canal do Mário Pertile
>> Página pra se cadastar e pegar games steam gratis
>> Ganhe dinheiro jogando Paladins, Lol, Dota e CS

Deixe uma Resposta